Saiba o que é equidade no poker e saiba como executá-la

Home » Blog » Saiba o que é equidade no poker e saiba como executá-la

BLOG

July 21, 2021 11:20 pm

Saiba o que é equidade no poker e saiba como executá-la

Todo jogador que deseja aprofundar seus estudos no poker, tem que passar pela equidade no poker. A equidade é o passo inicial ao começar aprender estatística no poker. Tanto que o seu estudo é a base para a compreensão do conceito de range e stack.

O estudo da equidade é crucial para que o jogador comece a se profissionalizar e não fique apenas no básico. Por mais que seja um conteúdo muito numeral, com o tempo vai se tornando algo intrínseco ao jogador. Confira nesse artigo, os detalhes dessa ferramenta e comece, agora, a aprofundar, ainda mais, no mundo do poker.

Conceito de equidade no poker

Equidade é o princípio para compreender quando um jogador deve apostar, dar check ou desistir. Todo o seu embasamento segue os princípios estatísticos, usando a probabilidade para lidar com seu jogo em determinado momento.

Resumidamente, a equidade vai funcionar num determinado momento do jogo, onde é observado, com as informações dadas. Nesse momento, o jogador consegue observar se ele possui uma mão com maior chance de ganhar e quanto do pote pode ser dele.

Por exemplo, uma mão com AA tem maior chance de ganhar, durante o pré flop. Então, a maior parte do pote é do jogador, durante aquele momento.

Entretanto, os estudos, quando começam a serem aprofundados, começam a ser mais específicos. Por isso, existem diversos programas que oferecem essa ferramenta, para que o jogador não precise fazer tais cálculos de cabeça ou num papel.

Vale a pena lembrar que essas ferramentas funcionam perfeitamente em plataformas que oferecem poker online. A equidade no poker serve como uma base, ajudando os jogadores a se sentirem mais seguros dentro do jogo. Dessa forma, cada vez mais, o poker vai deixando de ser um jogo de azar e vai se tornando mais estatístico e matemático.

Como calcular a equidade de uma mão

Como foi dito anteriormente, a equidade é calculada num determinado momento do jogo, ou seja, durante o pré flop, no flop, turn ou river. Dessa forma, quanto mais perto do river, mais preciso pode ser o cálculo.

Imagina a seguinte situação pré flop, onde o jogador é o último e resta ele e mais três jogadores. Nenhum deles fez um raise, ou seja, a mesa ainda está seguindo o BB. Dá para entender, que nenhum jogador possui uma combinação de cartas boa o suficiente para agressivar os oponentes.

Se o jogador possui uma dupla alta ou um conjunto de cartas alto, a equidade vai ser mais favorável a ele. Caso contrário, vai da situação do stack a opção de continuar jogando ou não. Entretanto, quando o flop é aberto, é onde a equidade começa a valer muito mais.

Os jogadores começam a montar os seus jogos e apresentar sinais de força ou fraqueza. Nesses momentos, deve-se ter atenção e observar bem como a mesa começa a se portar e como agir no decorrer da mesma.

Como foi dito, quanto mais perto do final do jogo, ou seja, na virada do River, a equidade vai ficando mais aparente. Normalmente, nesse momento, a partida começa a ser disputada apenas por dois jogadores. Então é mais fácil calcular a parte do pote que cada um poderá possuir.

De acordo com alguns dicionários de poker, equidade no poker pode ser traduzida como a porcentagem que o pote equivale ao jogador. Ou seja, se ele possui 60% de chance de ganhar com aquela mão, 60% do pote é dele e os outros 40% do ou dos demais jogadores.

Portanto, o cálculo não é tão simples, pois além de ter a força de uma determinada combinação, envolve contagem de cartas e probabilidade dos demais oponentes. 

Por exemplo…

Seguindo uma calculadora de equidade, onde dois jogadores são analisados, durante o pré flop. O jogador A possui uma mão composta por AK, com o mesmo naipe, enquanto o jogador B possui uma mão de J10 com naipes diferentes. A equidade do jogador A vs B fica da seguinte forma: 65% para o jogador A e 35% para o jogador B.

Com esses dados dá para analisar duas coisas: primeiro é que o jogador A tem, naquele momento, maior chance de ganhar; segundo, o jogador A possui 65% do pote naquele momento.

Jogando a favor ou contra a equidade

Sabendo os princípios da equidade, o jogador começa a entender mais todo o conceito de range e probabilidades. Poker é muito mais que uma combinação de cartas, todo o conceito de estatística e análise cerca o jogo. Tanto que, a maior parte das ferramentas utilizam bases matemáticas.

Nas partidas online, onde se tem acesso a um mar de ferramentas, muitos detalhes que passavam despercebidos, começam a serem mais visíveis. Por conta disso, muitos jogadores profissionais utilizam partidas online para aperfeiçoar técnicas e posteriormente levá-las para partidas presenciais.

Portanto, para o jogador começar a jogar melhor, ele precisa ir além de conhecer as ferramentas. Suponha-se que um jogador conhece todas as teorias, porém não sabe como executá-las. Contra um oponente que sabe executar uma ou mais teorias, ele raramente terá chances.

A equidade é um excelente ponto para abordar essa situação. Saber estatística, probabilidades e conseguir, praticamente, ler a mão do oponente é muito bom, porém não adianta nada se não colocar para executar.

Confira algumas dicas para executar quando a equidade estiver ao seu favor.
  1. Quando o jogador nota que está numa situação de vantagem, ele pode começar a ser mais agressivo, dando constantes raises na mesa. Existem táticas onde o jogador, desde o início fica dando raise ou bet na mesa, a fim de tirar jogadores fracos.
  2. Jogar mais calmo esperando o flop ou o turn é uma boa opção. Principalmente em situações de combinações mais fracas, como uma dupla baixa, um flush incompleto (três ou quatro cartas do mesmo naipe) ou uma sequência incompleta. Nesses momentos, esperar o River pode ser uma boa opção. Quando chegar esse momento e se o jogador achar viável, o Triple Bet é uma boa pedida.
  3. Inconsistência é sinal de fraqueza e incerteza. Se um jogador aposta no pré flop e dá um check durante o flop, isso demonstra incerteza. Normalmente, esses jogadores não estão habituados a jogos com um nível mais elevado e demonstram tais sinais. Tenha cuidado, principalmente se o jogo, inicialmente, era favorável a você e durante o flop um oponente começou a apostar. Esses oponentes podem ter conseguido as cartas que queriam, então reanálise a sua equidade e confira se a situação ainda é favorável. 
  4. Nos momentos em que a probabilidade é baixa, o jogador deve verificar dois detalhes. A mesa está na situação de check ou alguém deu algum raise? Nas situações de check, não existe um motivo para desistir, apenas continue jogando e esperando para ver o que irá acontecer. Entretanto, quando um oponente faz um raise ou bet, entra a análise de risco. Verificar se vale a pena continuar jogando é uma questão do jogador e análise do seu range.

Aprofundando na equidade

Já entendemos que equidade é um fundamento matemático, para nos dizer a probabilidade de ganhar ou a porcentagem do pote que pertence ao jogador. Além disso, já vimos dicas e como agir em diferentes situações. Portanto, existem outros estudos mais aprofundados, mostrando a complexidade da ferramenta.

Por mais que o estudo nos mostra um cenário perfeito, com porcentagens, nunca ele será ideal. Primeiro, pelo simples fato que, para ter uma análise precisa, ele precisa ter em conta a mão do oponente. Segundo, por ser uma ferramenta matemática, o aspecto pessoal não leva em conta. Nervosismo, jogo psicológico, pressão, fome, desconforto são poucos, das dezenas de detalhes que cercam um jogo de poker.

Dentro dos estudos da equidade, existe um outro termo, que se chama Valor Esperado, ou apenas EV (expected value). O Valor Esperado é usado para designar o valor ganho, realmente, dentro do jogo, avaliando mais de um cenário. Para exemplificar bem, vamos seguir uma determinada situação, mesmo estando fora do poker.

Duas pessoas vão disputar num cara e coroa. Serão diversas partidas e cada um dos jogadores irá apostar um real. Se formos seguir a probabilidade à risca, a chance de ganhar é de 50%, ou seja, você irá ganhar uma e perder outra. 

Dessa forma, você irá ganhar dois reais a cada vitória, porém, na realidade, você não ganhou nada. O motivo é o seguinte, você ganha uma e vai ter um real de lucro, porém vai jogar outra e perder, com um prejuízo de um real. No fim, o Valor Esperado era de um real, mas o Valor Real foi de zero.

Sua fórmula pode ser descrita da seguinte forma:

EV=P(Resultado n)*Lucro n → Valor Esperado=Probabilidade de um resultado vezes o lucro obtido. 

No poker, o Valor Esperado é usado para saber quando as chances estão mais ao favor do jogador. Dessa forma, ele sabe quando deve apostar ou até aumentar, a fim de obter certa vantagem em seus oponentes.

Ferramentas de equidade

Existem diversas ferramentas para ajudar a calcular a equidade de uma partida. Eles simulam partidas Texas Hold’em, por ser o modo mais popular de poker no mundo. Basicamente, essas calculadoras pegam a probabilidade de uma mesa e vai mostrando a porcentagem de vitória de uma determinada mão.

Com isso em mãos, o jogador consegue analisar os momentos em que ele poderia ter apostado ou apenas desistido. Fora que dá para analisar o range das suas combinações e avaliá-las.

Gostou de saber sobre equidade? Não deixe de acompanhar nosso blog e conhecer mais sobre o universo do poker. Temos artigos diários com os melhores assuntos do mundo do poker.

Se deseja jogar online e adquirir fichas, temos as melhores ofertas para você! Acesse nossos canais de atendimento e conheça o que a DM Créditos tem de melhor a oferecer!!

Um abraço e até o próximo artigo!

Nossos canais de atendimento são:

💻 http://www.dmcreditos.com.br/

💻 Facebook | DM Créditos

📲  Whatsapp: (31) 9 8472-3490