Conheça quais são as melhores mãos de poker

Home » Blog » Conheça quais são as melhores mãos de poker

BLOG

July 15, 2021 2:21 pm

Conheça quais são as melhores mãos de poker

Se você quer arrasar nas mesas de poker, além de conhecer as regras é necessário que você conheça as combinações de cartas. Venha conferir quais são as melhores mãos do poker!

Antes de mais nada, é importante você ter em mente que para se dar bem no poker é necessário um conjunto de fatores: entendimento das regras, conhecimento das cartas e combinações possíveis bem como a força que elas representam e por fim, ESTRATÉGIA!

De nada adianta você ter as combinações e não saber como usá-las a seu favor e vice-versa, então atente-se a isso. 

Além disso, vale ressaltar, que nesse artigo eu vou te ajudar com isso também! Além de ensinar sobre as melhores mãos de poker, também vou te dar dicas muito valiosas sobre estratégias no jogo para que você consiga utilizar essas mãos da melhor forma possível!

E então, vamos lá?

MÃOS INICIAIS

Antes de entrarmos de fato nas combinações do poker, vamos começar com as mãos iniciais. Nesse momento vocês devem estar se perguntando: “O que são mãos iniciais?”, e é exatamente sobre isso que falaremos agora.

Mãos iniciais nada mais são do que as primeiras cartas que você recebe no início do jogo, logo, a partir delas você já consegue ter um feeling se vale a pena ou não continuar na disputa, afinal, você não quer se arriscar por nada, não é verdade?

Um dos principais segredos para que você se dê muito bem no poker, é jogar menos mãos do que você de fato gostaria, ou seja, você jogar aquelas que de fato te trarão algum retorno ou que não apresentam tantos riscos aparentes.

Estudos dizem que o ideal é você entrar em ação em 20% das mãos, mas a grande dificuldade dos jogadores está em selecionar quais farão parte desse seleto percentual e quais não, afinal não é tarefa fácil identificar em cada posição da mesa qual valerá a pena ou não investir. 

Inclusive, se você é um jogador iniciante e não entende das posições da mesa, já deixo aqui um artigo que eu sugiro que você leia antes mesmo de continuar esse texto, pois essa é uma das principais estratégias do poker para se dar bem nas rodadas: “APRENDENDO A JOGAR POKER: UM GUIA PRÁTICO PARA VOCÊ”. 

Agora que você já leu sobre as posições da mesa e entendeu a importância delas, é importante saber que dominar o feeling de mãos que valem ou não a pena requerem muita dedicação e esforço por parte de vocês, porém, para te ajudar, deixo abaixo as melhores mãos iniciais que com certeza irão te ajudar a tomar essa decisão e além disso, conquistar bons lucros através delas.

Texas Hold’em

O poker possui diversas modalidades, entretanto, falaremos especificamente da Texas Hold’em que é a mais jogada em todo o mundo. 

Basicamente, no Hold’em existem 169 possibilidades diferentes de mãos a cada rodada, excluindo combinações de naipes. De todas essas combinações, 05 delas são consideradas mãos mais fortes ou podemos dizer até que são “premium”, ou seja, são mãos muito boas e que devem ser consideradas em qualquer posição da mesa que você esteja. São elas:

1. AA

2. KK

3. QQ

4. AK (do mesmo naipe)

5. JJ

Porém, vale ressaltar, que tudo vai depender da sua posição e de como o jogo se desenrola, afinal, essas cartas não garantem que você será o grande vencedor e que elas são imbatíveis, porque não são! 

Faz parte você identificar quando a situação não está favorável e deixar a rodada algumas vezes, lembrem-se de que apenas 20% das mãos deveriam ser jogáveis.

Mas, se você decidir de fato jogar, a forma como você fará isso muda todo o contexto, uma vez que diversas variáveis estarão envolvidas e que devem ser consideradas a cada rodada. 

Outro ponto muito importante e que já citamos é que a força da sua mão é diretamente proporcional a posição que você está na mesa, ou seja, se você tiver uma mão mediana, como por exemplo um par de oitos, e você estiver assentado nas posições finais da mesa, ela pode se tornar muito forte uma vez que você terá acesso às ações dos adversários que jogaram antes de você.

Então, tudo depende disso, observar atentamente como eles estão agindo e determinar se essa mão fará parte ou não do seu seleto percentual de mãos a serem jogadas.

Dito isso, confira abaixo o top 15 de mãos de poker do Texas Hold’em:

1. AA

2. KK

3. QQ

4. AK (do mesmo naipe)

5. JJ

6. 1010

7. AQ (do mesmo naipe)

8. AJ (do mesmo naipe)

9. AK (naipes diferentes)

10. KQ (do mesmo naipe)

11. A10 (do mesmo naipe)

12. KJ (do mesmo naipe)

13. AQ (naipes diferentes)

14. 99

15. JQ (do mesmo naipe)

MÃOS COMPLETAS

Bom, agora que vocês já conheceram as mãos iniciais do poker, vamos aprender sobre as melhores mãos completas do poker, ou seja, aquelas formadas por 05 cartas!

Como vocês já devem saber, a combinação de 05 cartas são formadas a cada rodada do poker, logo, você não receberá todas essas cartas de uma só vez e é por isso que é tão importante você se atentar às cartas que recebe nas mãos iniciais, assim, você consegue enxergar se faz sentido ou não se manter na rodada e arriscar alcançar as mãos que te mostrarei logo abaixo.

No total temos 10 opções possíveis de jogos que você consegue fazer no poker. Vou te apresentar por ordem de grandeza, ou seja, da mais forte a mais fraca, sendo as 03 primeiras muito difíceis de serem feitas, mas acontece, vai que você seja o sortudo da vez?

Royal Straight Flush

A probabilidade de conquistar uma mão desta é de 0,0001539%. Apesar da dificuldade, não custa tentar, afinal, é a mais valiosa do jogo! Ela é formada por 05 cartas do mesmo naipe indo de ÁS a 10 (A,K,Q,J,10).

Vale ressaltar ainda, que não existe empate para essa mão, ela é simplesmente imbatível.

Straight Flush

Já nessa combinação, a probabilidade é de 0,0013852% uma vez que é formada por uma sequência de 05 cartas do mesmo naipe. 

Exemplo: 9,8,7,6,5 de copas ou 10,9,8,7,6 de espadas.

Para essa sequência já temos a opção de empate, então, o critério de desempate será através da carta do topo de maior valor, ou seja, nos exemplos acima, o jogo de espadas seria o vencedor uma vez que tem o 10 como a maior carta no topo.

Quadra

Também conhecida como “Four of a Kind”, como o próprio nome já diz, para a quadra é necessário ter 04 cartas iguais e a probabilidade disso acontecer é de 0,012%.

Exemplo: Q♥,Q♣,Q♦,Q♠ ou 9♥,9♣,9♦,9♠

Mesmo sendo uma mão difícil de ser concretizada, caso aconteça algum empate, será considerada a maior quadra, ou seja, nos exemplos acima a mão de Q seria a vencedora pois na sequência de cartas o Q é maior do que o 9. 

Porém, pode acontecer ainda de ambos os jogos serem formados por cartas comunitárias, ou seja, aquelas que são viradas na mesa, logo é considerado como critério de desempate a 5ª maior carta da mão, conhecida também como kicker.

Então, se ambos possuem um jogo de Q formado por cartas comunitárias, será o vencedor aquele que tiver na mão a maior carta.

Full House

É conhecido também como full boat, que é a junção da trinca com um par.

Exemplo: K♥,K♣,K♦,8♦,8♠ ou 8♦,8♣,8♠,7♥,7♣

Como nos demais jogos, esse também é possível de dar empate, logo a forma de desempate é considerando a maior trinca. Assim como na quadra, caso o full house seja feito utilizando cartas comunitárias e aconteça empate, será considerado o maior par.

A probabilidade dessa combinação é de 0,144%.

Flush

Com a probabilidade de quase 1% (0,1980792%), para conquistar um flush é necessário que você combine 05 cartas do mesmo naipe sem considerar a sequência.

Exemplo: K,10,8,6,5 de paus ou A,J,10,7,5 de ouro.

O flush é um jogo mais simples de ser feito e por essa razão em caso de empate o jogador com a maior carta vence. Ainda permanecendo o empate, as demais cartas serão avaliadas da primeira (maior) a última (menor). 

Caso aconteça de todas serem iguais, as fichas devem ser divididas uma vez que o naipe não é um critério de desempate, a menos que isso seja combinado previamente entre os jogadores.

Porém, isso não acontece em torneios apenas em home games que normalmente consideram o naipe de copas como o maior deles. 

Entretanto, vale ressaltar novamente, que isso NÃO É UMA REGRA!

Sequência

Com uma probabilidade de 0,3546034%, a sequência é formada por 05 cartas em sequência, como o próprio nome já diz. Nessa combinação o naipe não é considerado.

Exemplo: 9♣,8♣,7♦,6♥,5♠ ou J♥,10♣,9♦,8♦,7♠

Um ponto importante dessa combinação, é que o ÁS pode ser considerado tanto no início da sequência (como uma carta de valor alto), tanto no final da sequência (como uma carta de valor baixo).

Exemplo: A♣,K♣,Q♦,J♥,10♠ ou A♥,2♣,3♦,4♦,5♠

A primeira opção é a de maior valor e não pode NUNCA ser considerada um Royal Straight Flush, uma vez que os naipes não são iguais!

Caso aconteça um empate, a carta de maior valor no topo vence.

Trinca

A trinca também tem o nome óbvio, ou seja, é formado por 03 cartas do mesmo valor tendo as outras duas desprezadas. Nessa combinação a probabilidade de se conquistar é de 0,7843%.

Exemplo: 10♥,10♣,10♦ ou K♥,K♣,K♦

Para desempatar, é considerado em primeiro momento a trinca de maior valor. Entretanto, assim como nos demais exemplos, é possível que esse jogo tenha sido formado por cartas comunitárias, assim, é analisado as duas outras cartas da mão, logo, quem tiver a de maior valor vence.

Dois Pares

Nem preciso dizer como é formada essa combinação, né? Brincadeira! Essa combinação possui 7,353% de probabilidade de acontecer e é necessário que dois pares sejam feitos.

Exemplo: 9♥,9♣,7♦,7♠ ou K♥,K♣,J♣,J♦

Em caso de empate, o vencedor será aquele que tiver o maior par. Caso aconteça dos jogadores possuírem o mesmo par mais alto, o segundo será utilizado como critério de desempate.

Ainda permanecendo o empate, ou seja, jogos idênticos, a quinta carta definirá o vencedor. Do contrário, as fichas são divididas.

Um Par

Assim como na combinação assim, o par é formado por duas cartas iguais. Dessa forma, as outras 03 são desprezadas. Essa é a combinação mais simples de ser feita, com 14,706% de probabilidade. 

Exemplo: Q♥,Q♣ ou 5♣,5♦

Assim como em “Dois Pares”, em caso de empate, o critério aqui é o mesmo. Deverá ser avaliado qual o maior par e se necessário às 03 cartas que foram desconsideradas inicialmente.

E, para finalizar as opções, caso você não tenha conseguido fazer nenhuma combinação acima, seu jogo será chamado de “Carta Alta”, ou seja, se ainda tiver algum tipo de empate, ele será desempatado através da maior carta.

ESTRATÉGIAS

E agora, como prometido e para finalizar o nosso artigo, vou deixar algumas estratégias que vocês precisam seguir para se dar bem no poker, que são:

  1. Conhecer bem as posições da mesa (como já dito anteriormente) e saber como jogar em cada uma delas bem como saber quais as vantagens que elas apresentam para você;
  1. Conhecer com profundidade as regras do jogo, afinal, isso é o básico do básico, mas muitos jogadores pecam nessa parte. Caso você ainda tenha alguma dúvida ou não tenha tudo muito claro na sua cabeça, aqui no blog da DM Créditos temos diversos artigos que podem te ajudar nisso, não deixem de conferir;
  1. Saber quais jogos jogar e qual a hora de desistir. Vale lembrar que correr de uma mão não é sinal de fraqueza e sim de inteligência. Saiba a hora de parar e preserve o seu bankroll;
  1. Aprenda a apostar e a ajustar suas apostas em cada rodada, acredite, isso fará muita diferença nos seus jogos; 
  1. Esteja psicologicamente preparado. Saber a parte técnica é muito importante, mas é importante você saber que o nosso psicológico pode nos ajudar ou nos atrapalhar e muito se não estiver preparado. Caso você nunca tenha ouvido falar em TILT, deixo aqui um artigo para você conhecer e entender, acredito que fará muito sentido para você: “SABE O QUE É TILT NO POKER? VEM QUE EU TE CONTO EM DETALHES”;
  1. Entenda das probabilidades e das combinações;
  1. Cuide da sua alimentação, do seu físico e do seu sono. Muitos jogadores viram a noite em torneios, então, manter uma rotina de exercícios, alimentação e descanso te ajudará e muito nessa empreitada e
  1. ESTUDE MUITO! Independente do seu nível de experiência e conhecimento, nunca deixe de estudar, pode ter certeza que até os melhores jogadores separam um tempo para isso!

CONCLUSÃO

Bom pessoal, chegamos ao fim do nosso artigo. Espero que vocês tenham gostado e que acima de tudo que ele tenha sido útil no desenvolvimento e trajetória de vocês rumo ao sucesso no poker.

Não se esqueçam que aqui na DM Créditos nós temos a melhor e mais confiável cotação de fichas do mercado, tanto para compra quanto para venda, não deixem de conferir. Basta nos chamar através do chat aqui do site ou até mesmo pelo Whatsapp que um dos nossos atendentes te atenderá com o maior prazer.

No mais, muito obrigado pela leitura e nos vemos nas mesas!

Facebook | DM Créditos

Whatsapp: (31) 9 8472-3490