Como jogar poker sem fichas: Aprenda em detalhes

Home » Blog » Como jogar poker sem fichas: aprenda em detalhes

BLOG

August 30, 2021 7:50 pm

Como jogar poker sem fichas: aprenda em detalhes

Está sem grana e precisa treinar as suas jogadas de poker? Leia esse artigo, nele eu vou te ensinar como jogar poker sem fichas!

Antes de mais nada, já dissemos em artigos anteriores, que o poker tem crescido e ganhado uma força absurda não só no Brasil como no mundo todo nos últimos anos. Isso faz com que cada vez mais as salas de poker contem com jogadores mais novos no “mercado” com pouca ou nenhuma experiência nos fields.

Dessa forma, tem sido muito comum que esses jogadores iniciantes/amadores busquem formas alternativas de aplicarem os conhecimentos adquiridos nos livros ou artigos de poker sem que isso impacte financeiramente o seu bolso. E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo.

Atualmente, existem duas formas principais desses jogadores conseguirem jogar online de forma gratuita para que assim possam errar e acertar sem medo de perderem a grana:

  1. Fichas virtuais gratuitas;
  2. Freerolls.

As fichas virtuais, são mais voltadas exatamente para o público que mencionei acima ou para aqueles que estão aprendendo uma nova variação do poker. Já os jogos freerolls atraem não apenas os jogadores amadores como também jogadores com mais experiência e conhecimento, pois ele proporciona como recompensa/premiação, dinheiro real.

Vamos falar com mais detalhes sobre essas duas opções e como você pode jogar cada um deles.

Fichas fictícias e Freerolls

Primeiramente, para que você consiga iniciar no poker jogando gratuitamente, é necessário checar o que a plataforma oferece. Na grande maioria das plataformas, elas oferecem como opção o modo de fichas fictícias/gratuitas para que você já consiga jogar assim que fizer o cadastro.

Entretanto, vale lembrar, que algumas delas possuem regras específicas de utilização e que nem sempre será possível jogar o dia inteiro dessa forma.

Um exemplo dessas regras, é o fato de que o usuário pode receber um número limitado de fichas que é renovado algumas vezes ao dia ou que durante um prazo determinado após gastar todas as fichas não é possível adquirir mais.

Então, é importante ter em mente, que as moedas/fichas virtuais não são infinitas e mais do que isso, que elas NÃO são trocadas de forma nenhuma por dinheiro real, o máximo que você consegue, é utilizar essas moedas para participar de torneios.

Além disso, é interessante saber que algumas plataformas são especializadas e específicas para esse tipo de jogo, uma vez que visam como estratégia acostumar os usuários com a plataforma e com o formato do jogo, de forma que vez ou outra oferecem campeonatos valendo dinheiro.

Há ainda outras plataformas que oferecem as duas formas de jogo, dinheiro real e fictício, visando como estratégia atrair diversos tipos de jogadores, profissionais ou não.

Já os freerolls, é uma modalidade que atrai bastante os jogadores de poker, pois é uma forma de você jogar gratuitamente concorrendo a premiações em dinheiro real. Incrível né?

Esse é o principal motivo dessa modalidade ser tão atrativa, entretanto, fiquem atentos, uma vez que o risco é sempre alto, uma vez que diversos jogadores mais experientes participam e além disso, nem sempre a premiação é dinheiro em si, e sim, tickets para participar de torneios. Então, fica a dica!

E, para finalizar

É comum vocês verem plataformas que operam com fichas fictícias abrangendo as diversas variações do poker, ou seja, não é apenas no Texas Hold’em (que é a mais famosa) que vocês conseguirão jogar de graça, variações como Omaha, Seven Card Stud, dentre outros, vocês também conseguirão se aventurar e se divertir, além de ganhar mais e mais moedas para continuar jogando, pois esse é de fato a forma como você será premiado nessas plataformas com uma concorrência e competitividade bem menor, diga-se de passagem!

Jogos e torneios com fichas fictícias

Como já comentado no tópico anterior, as plataformas em sua grande maioria adota os jogos, bem como os torneios, na modalidade de fichas fictícias e são bem famosos no mundo do poker.

Normalmente, esses jogos possuem nomes do tipo: Free Game, Money Game, dentre outros, sempre trazendo o cunho gratuito para que os usuários não tenham dúvidas do que se trata.

Alguns sites inclusive, adotam algumas ações para que os usuários sejam frequentes na plataforma, como é o caso de oferecer mais moedas por fazer login diariamente, preencher todo o cadastro, ganhar mais jogos, dentre outros. Essa é uma forma muito interessante de deixar os jogadores ainda mais adeptos a plataforma além de incentivá-lo a jogar cada vez mais, afinal, quanto mais moedas mais rodadas você participa!

Para que você participe de alguma mesa, o formato é o mesmo de uma mesa paga com fichas reais, ou seja, normalmente você precisa pagar um valor pré determinado para efetivar a sua participação e com os Free Games acontece da mesma forma, a diferença é que as moedas são virtuais e quem nem todas são pagas, há aquelas que são livres e aquelas que possuem taxas, algumas bem altas.

Clima mais leve e descontraído

Entretanto, é bom ressaltar, que os jogos possuem um clima mais leve e descontraído, sem muitos jogadores que de fato aplicam estratégias e que jogam de forma séria. Porém, caso o seu intuito seja treinar, sugiro que você aplique sim as estratégias que desejar, afinal, você está ali praticando.

Sendo assim, a dica que te dou é que você utilize esse espaço para obter o máximo de conhecimento possível, para praticar o máximo que puder, mas que também aproveite esse tempo para se divertir e descansar.

Uma outra dica que te dou, é que nesse ambiente, os jogadores são mais amadores, ou seja, dependendo da técnica/estratégia que você aplicar, ela não será entendida ou correspondida, logo, você pode fazer com que os demais jogadores corram da partida, então, tente manter um certo equilíbrio entre a prática e a diversão!

Outro ponto muito importante, é que você deve se manter constante em seus estudos, não adianta apenas praticar sem ter um embasamento teórico por trás. Para isso, aqui no blog da DM Créditos, temos uma lista enorme de artigos com conteúdos riquíssimos que vocês podem utilizar como uma fonte de conhecimento. Então, fica a dica!

Você é um jogador que busca aventura?

Agora, se você é daqueles jogadores que estão em busca de aventura mas ainda tem receio e medo de enfrentarem um field real, então os torneios fictícios são para você!

Neles o cenário já muda um pouco, apesar deles acompanharem os jogos fictícios, os torneios se apresentam de forma mais competitiva entre os usuários, até porque muita das vezes ocorrem premiações mesmo que em moedas virtuais, raramente você receberá dinheiro de verdade.

Além disso, é muito interessante esse mercado, uma vez que existe uma quantidade considerável desses torneios, por mais que pareça “estranho”. Outro ponto bem legal também, é o fato de que eles acontecem de diferentes formas e modalidades do poker.

Então, esse é o momento de você tentar aplicar aquela estratégia que aprendeu e de jogar um pouco mais sério do que você jogaria nas mesas comuns, uma vez que os usuários que decidem participar dos torneios normalmente estão em busca do mesmo objetivo, então os jogos não serão na mesma leveza e descontração que ocorrem nas mesas.

Aproveite o momento também para aprender algo que não conhecia e divirta-se com os jogos! Lembre-se de que caso você perca, apenas o seu ego será afetado e não o seu bolso.

Prós e contras

Bom, todos nós sabemos que nem tudo são flores, não é mesmo? Segue abaixo os prós e contras de jogar com fichas fictícias:

PONTOS POSITIVOS
Para o iniciante, jogar com fichas fictícias o deixará mais familiarizado com o poker além de se sentir mais confortável com o jogo quando decidir que é o momento de encarar novos desafios.
É possível assistir aos jogos de seu adversário e assim começar a caminhar na jornada do poker.
Você não arrisca o seu próprio dinheiro, é tudo virtual.
O saldo é renovado diariamente então você sempre poderá jogar.
PONTOS NEGATIVOS
Por serem fichas fictícias, elas não se convertem em dinheiro de verdade, logo você não conseguirá lucrar.
O mundo do poker fictício e o real são completamente distintos, logo, para você de fato se tornar um jogador forte e profissional, você terá que encarar os jogos de verdade.

E então, ao ler os pontos acima, o que você faria hoje? Se manteria nos jogos fictícios ou entende que é o momento de alcançar novos voos? Lembre-se de que qualquer opção escolhida haverá coisas boas e coisas ruins, basta você colocar na balança e decidir por aquilo que faz mais sentido para você dentro do seu estilo de vida e dentro daquilo que busca para você!

Como funciona os freerolls?

Em se tratando de modalidades gratuitas, o freeroll é a predileta entre os adeptos. Já nessa modalidade, os jogos acontecem em formato de campeonatos, nos quais os jogadores apesar de não precisarem pagar de fato com dinheiro real, disputam a premiação valendo dinheiro. Loucura né?

Sendo assim, a chance de você ganhar dinheiro sem ao menos ter gasto é real e é por isso que muitos usuários  buscam por essa opção e também o motivo desses torneios terem um nível de complexidade e competitividade bem superior aos jogos de fichas fictícias.

Entretanto, vale ressaltar, que não é uma regra as premiações serem em dinheiro, cada torneio faz a premiação da forma que achar melhor, ou seja, alguns deles entregam como premiação vagas para torneios maiores por exemplo, que aí sim, são oferecidas premiações (inclusive maiores) e que para participar é necessário realizar o pagamento de entrada, logo, você estaria ganhando esse ingresso + a chance de ganhar uma super premiação em dinheiro!

Mas não se enganem, esses torneios que recompensam com entradas de outros campeonatos são tão atrativos quanto os outros que fazem o pagamento em dinheiro, então, esteja apto tecnicamente para participar.

Outro ponto muito importante que vocês devem ter em mente, é que os freerolls são programados pelas plataformas com dias e horários específicos. Dessa forma, os usuários conseguem se programar para poder jogar durante todo o tempo, lembrando que nessa modalidade os jogos são extremamente extensos, ocupando até mesmo um final de semana todo.

Freerolls Privados

Além disso, existem também os freerolls privados, ou seja, apenas para aqueles que por ventura recebam algum tipo de convite, porém, eles são mais raros de acontecer e quando ocorrem possuem premiações mais interessantes. Devido a essa “raridade”, o nível dos jogadores é bem mais alto e é um público bem mais seleto, ocorrendo até de figuras famosas do poker comparecendo para deixar tudo mais divertido e animado.

Vale lembrar, que mesmo nos freerolls, algumas regras são parecidas e aplicadas, exemplo: 

  • Aumento do big blind: com o passar do tempo, os jogadores deverão gastar mais fichas se quiserem continuar no jogo;
  • Há a opção de fazer rebuy em determinadas plataformas (confira essa opção antecipadamente) com dinheiro real, para que o usuário possa dar continuidade no jogo.

Pontos altos dos freerolls

Nos campeonatos de freerolls existem 03 grandes momentos, que são:

  1. Primeira Etapa: também chamada de introdução, é o momento dos usuários se acostumarem com o ritmo da mesa;]
  1. Segunda Etapa: nesse momento, os jogadores mais amadores já foram desclassificados, o ritmo foi estabelecido e o nível de jogo começa a subir, deixando o torneio mais interessante;
  1. Terceira Etapa: é de longe a mais estressante e cansativa do torneio. Os jogadores já estão disputando por longas horas, alguns jogadores eliminados já voltaram enquanto outros acumulam grandes quantidades de fichas e se caracterizam como os favoritos e melhores da edição.

Sempre que uma mesa começa a se esvaziar, ela vai se junto a outras durante os acréscimos do big Blind. Dessa forma, as mesas sempre estarão com boa quantidade de jogadores.

Como se dar bens no freerolls?

Assim como nos jogos com moedas fictícias, o freeroll é uma modalidade que possui muitos jogadores iniciantes/amadores, então para se dar bem nos jogos, é preciso saber ler a sua mesa. Isso mesmo, você precisa identificar quem são os jogadores fortes e quem são os patos.

Isso serve para que você não aplique estratégias fortes e avançadas demais em jogadores que nem saberão que está fazendo isso e acabarem por correr da rodada por besteira, afinal, para ganhar mais fichas é necessário que os demais jogadores apostem e não corram das rodadas.

Um exemplo clássico disso é o blefe, muitos jogadores não caíram no seu blefe ou fugirão depois dele, então, fique atento a isso. Saiba ler a sua mesa para aplicar as táticas corretas em cada uma delas, assim, você garantirá melhores resultados.

Em todo jogo de poker, tem aquele jogador que aposta com qualquer mão e em qualquer rodada, se aproveite disso! Mais um motivo pelo qual a boa leitura dos jogadores e da mesa se faz presente e de grande valia, não se esqueça! Esse é de longe um dos principais pontos em freerolls.

Para finalizar esse tópico, se quer mesmo se aventurar nesse mundo, te aconselho a buscar mais de uma plataforma e a praticar bastante, além de continuar estudando com frequência. Isso é a melhor coisa que pode ser feita para que você se prepare para esses jogos. 

Ah, não se esqueça de ler o artigo que fizemos aqui no blog sobre “8 DICAS PARA VOCÊ GANHAR EM TORNEIO FREEROLLS”, tenho certeza que será muito útil!

Plataformas para jogos gratuitos

Para te ajudar e incentivar, deixo abaixo algumas indicações de plataformas que vocês conseguirão jogar nas duas ou em uma das modalidades citadas no artigo, que são:

Bom pessoal, chegamos ao fim do nosso artigo. Espero que ele tenha sanado todas as suas dúvidas sobre como jogar poker “sem fichas” e de forma gratuita, e que além disso, vocês possam utilizar desse formato para treinarem e se desenvolverem cada vez mais no mundo do poker.

E não se esqueçam, os jogos fictícios são válidos apenas por um certo período de tempo, para você crescer de verdade, terá de enfrentar jogadores que jogam com o mesmo objetivo que você: crescer e ganhar dinheiro.

Inclusive, quando migrarem para as plataformas “reais”, não se esqueçam de nos acionar para comprar os seus créditos, pois aqui na DM Créditos temos a melhor e mais confiável cotação do mercado, não deixe de conferir!

Além desse conteúdo gratuito, nós oferecemos uma cotação justa para que você possa adquirir fichas online, por meio de transações seguras e confiáveis, graças aos 11 anos de experiência que acumulamos no mercado. 

Então, já sabe: sempre que precisar de créditos para começar sua própria carreira no poker, basta chamar a DM Créditos em nosso chat ou no WhatsApp!

Facebook | DM Créditos
Whatsapp: (31) 9 8472-3490